top of page
Buscar

Informativo Irrigo - Abril de 2019

Carta do presidente

Caros produtores irrigantes do Estado de Goiás e parceiros do setor, sou Luiz Carlos Figueiredo, presidente da IRRIGO – Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás.

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a parceria e a confiança que depositaram à IRRIGO durante todos esses anos, graças a vocês hoje somos uma associação de grande prestígio e respeito dentro do cenário do agronegócio, tanto nacional quanto internacional. No entanto, são árduas as batalhas que enfrentamos para defender nosso setor perante um viés extremamente negativo que foi construído em torno da irrigação, mas mesmo assim com muito trabalho, estudos e principalmente diálogos constantes estamos conseguindo reverter essa situação e quebrar muitos paradigmas.

Atualmente a IRRIGO passou por algumas mudanças com o intuito de renovar e progredir em seus trabalhos, hoje contamos uma nova diretoria composta por produtores rurais irrigantes que acreditamos que podem agregar força de trabalho e conhecimento para nossa Associação, assim essa nova composição é formada por:

- Luiz Carlos Figueiredo – Presidente; -Wilson Gonçalves – Vice-Presidente; -João Ricardo Geaquinto – Diretor Administrativo; -Leandro Sato – Diretor Técnico; -Nilson Fogolin – Diretor de Eventos e Comunicação.


Como estratégia de agregar profissionalismo e conhecimento à nossa Associação contratamos também Bruno Marques para atuar como nosso Secretário Executivo, possui Graduação em Tecnologia de Gestão Ambiental, com mestrado e doutorado em Ciências Ambientais pela UNESP e mais de 10 anos de atuação profissional dedicados ao agronegócio. Compete ao Secretário Executivo representar, dialogar e defender, os associados em conselhos, comitês, comissões, fóruns e em demais locais onde o tema da irrigação tem importante relevância, além de permanentemente estudar e produzir resultados que valorizem as questões pertinentes ao setor, através de parcerias com instituições de pesquisa, universidades e com a iniciativa privada.

A IRRIGO é uma instituição que abrange todo o Estado de Goiás, portanto há uma estimativa de representação de 450 mil hectares de áreas irrigadas, sem fazer distinção entre associados ou não, uma vez que as ações e as conquistas refletem para o setor como um todo. Acreditamos que podemos alavancar o potencial produtivo do setor agropecuário através da irrigação, pois a mesma é o fator preponderante para o desenvolvimento ambiental, social e econômico principalmente no Estado de Goiás, por sua vocação eminentemente agrícola. No entanto necessitamos da participação efetiva e integral dos agricultores irrigantes do nosso Estado, vocês são o nosso maior patrimônio e o fator de motivação para a IRRIGO.

Desta maneira, termino convidando todos aqueles que ainda não fazem parte da IRRIGO para se associarem, não obstante agradeço imensamente todos aqueles que já fazem parte da IRRIGO, vocês foram fundamentais para a construção da nossa história.


Luiz Carlos Figueiredo

Presidente da Associação dos irrigantes

do Estado de Goiás

 

Conquistas da Irrigo

Decisão é resultado de uma ação da Irrigo contra a distribuidora que vinha cobrando ICMS sobre o desconto oferecido aos irrigantes pela Aneel

Prioridade de outorga na bacia do Paranaíba é para a agricultura

Estudo está sendo desenvolvido na Bacia do Samambaia, no município de Cristalina, onde 30 agricultores cultivam uma área de 20.131 hectares irrigados por pivôs centrais

Na ocasião foi acordado entre os irrigantes que o plantio deveria ser iniciado após o início das chuvas, para não comprometer a vazão do Rio São Marcos.

212 visualizações0 comentário
bottom of page