Buscar
  • Adrian Alencar

BOLETIM IRRIGO: 2ª quinzena de junho

A IRRIGO representa os produtores rurais em diversas ações em todo o estado de Goiás e pelo Brasil, seja por meio de reuniões, grupos de trabalho e até ações mais específicas. Para maior visibilidade de nossa atividade, elaboramos um boletim periódico que será publicado para trazer as principais ações da associação.


Em nossas redes sociais, publicaremos uma versão resumida do boletim. Contudo, abaixo, será possível observar na íntegra o que realizamos na segunda quinzena de junho a fim de que o fomento à agricultura irrigada continue acontecendo em Goiás por meio de nossa associação.


 

22, 23 e 24 de junho: Durantes esses dias houve uma grande mobilização do CBH Paranaíba em Uberlândia – MG, com destaque para 3º Seminário de Integração do comitê, que possibilitou a compreensão da realidade dos CBH que integram o território do CBH Parnaíba. Também ocorreu a cerimônia de posse dos membros para o exercício 2022 – 2026 e a eleição da nova diretoria do CBH Paranaíba, configurada por João Ricardo Raiser (SEMAD – GO) como presidente, Fabio Bakker (CAESB – DF) como vice-presidente, Flavia Stella (Instituto Rede Terra - GO) como secretária executiva e Deivid Oliveira (FIEMG – MG) como secretário adjunto.


27 de junho: Na sede do IF em Cristalina, foi realizada a reunião do Grupo Gestor do Polo de Irrigação do Planalto Central de Goiás, com objetivo de incluir na carteira de projetos do polo a instalação de uma barragem no Rio Embruçu, que vai possibilitar a melhoria da disponibilidade hídrica, com possibilidade de aumento da área irrigada e promoção da segurança hídrica no território. Também foram discutidos os avanços no Projeto Ametista de monitoramento climático e hidrológico na bacia hidrográfica do Rio São Marcos, sob responsabilidade do IF Cristalina.

⦁ A Câmara Técnica Temporária para revisão dos procedimentos outorga do CERHí se reuniu para deliberar sobre os pontos de alteração e melhoria da Resolução nº22/2019 – CERHí. Essa é uma pauta muito importante para a IRRIGO, pois vai abordar a operacionalização dos procedimentos sazonais de outorga, que pode ser um dos fatores preponderantes para o aumento da área irrigada no Estado de Goiás, sem comprometer a disponibilidade hídrica nos períodos críticos.


29 de junho: Reunião interna da IRRIGO para discutir as estratégias e ações para realização da FIEGO – Feira da Irrigação do Estado de Goiás.


30 de junho: Reunião do Grupo de Trabalho do CBH Meia Ponte para discutir os procedimentos para implementação da Alocação Negociada de Água na totalidade do território.


O quadro a seguir ilustra o relato apresentado e horas dedicadas em reuniões, com a premissa que para cada hora dedicada em reuniões e eventos são necessárias, ao menos, três horas de preparo, deslocamento, desenvolvimento, análise, conclusão dos fatos e relatoria.





31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo