top of page
Buscar

BOLETIM IRRIGO: Mês de junho

A IRRIGO representa os produtores rurais em diversas ações em todo o estado de Goiás e pelo Brasil, seja por meio de reuniões, grupos de trabalho e até ações mais específicas. Para maior visibilidade de nossa atividade, elaboramos um boletim periódico que será publicado para trazer as principais ações da associação. Em nossas redes sociais, publicaremos uma versão resumida do boletim. Contudo, abaixo, será possível observar na íntegra o que realizamos nos meses de março a maio a fim de que o fomento à agricultura irrigada continue acontecendo em Goiás por meio de nossa associação.


02 de junho: em reunião do GT Piancó, instância do CBH CVSM, discutiu os impactos da instalação da barragem destinada ao abastecimento público da população de Anápolis, que possui uma importância significativa para uma população de aproximadamente 500 mil habitantes, mas pode comprometer a produção agrícola de pequenos produtores que ocupam o território da bacia hidrográfica.


05 de junho: participamos da abertura da Semana do Meio Ambiente promovida pela SEMAD, que contou com a presença do Governador do Estado de Goiás, que afirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de Goiás. A Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andrea Vulcanis, fez uma apresentação e mostrou alguns avanços da SEMAD em relação a processos de licenciamento ambiental, entre outros aspectos positivos destacados por ela. Também ocorreu uma apresentação da Srª Liége Correa, responsável pela sustentabilidade da Friboi, que destacou os aspectos positivos da produção pecuária, a política de desenvolvimento sustentável da empresa, seus programas e alguns resultados. No evento também houve a apresentação do Sr. Silvio Arduini, do Bureau de Investimentos Sustentáveis do Banco Central do Brasil, que apresentou as linhas de financiamento verde, em consonância com as perspectivas globais, também apresentou a metodologia de avaliação do Banco Central para contratação de crédito com base em informações ambientais.


06 de junho: em conversa com os comitês de bacias hidrográficas de Goiás, foi discutida a possibilidade de promover uma oficina de capacitação em gestão de recursos hídricos para o estado de Goiás.


15 de junho: comemoração do Dia Nacional da Agricultura irrigada na sede do MIDR, que contou com a presença do Ministro Waldez Goés, da Diretoria Colegiada da ANA, representada pela Srª Verônica Sanchez e do Sr. Filipe Sampaio, do Sr. João Martins, presidente da CNA e os maiores representantes da produção agropecuária irrigada do país. Na ocasião o Dr. Lineu Rodrigues, pesquisador da Embrapa Cerrados, proferiu uma palestra sobre a importância da irrigação para o desenvolvimento sustentável e segurança alimentar do país. Também ocorreram apresentações que destacaram a produção de frutas no Vale do São Francisco e em Mossoró.


16 de junho: também em comemoração ao Dia Nacional da Agricultura Irrigada, a CNA promoveu o Workshop “Setor Agropecuário na Gestão de Águas”. O evento foi dividido em duas etapas, a primeira tratou das perspectivas sobre as política públicas para o desenvolvimento da irrigação e contou com representantes da ANA, MIDR e MAPA, enquanto a segunda etapa tratou das experiências práticas em importantes polos de desenvolvimento da irrigação e contou com a participação de representantes de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia.


19 de junho: em reunião convocada pelo MP-GO foi discutida as questões que envolvem a proposta de instalação de 41 PCHs na bacia hidrográfica do Rio Corumbá. Essa proposta chamou a atenção do MP-GO e do CBH CVSM, que entende que os empreendimentos hidrelétricos podem promover conflitos pelo uso de recursos hídricos neste território complexo. Dessa forma, a reunião teve o objetivo de buscar maiores esclarecimentos dos representantes da SEMAD.


20 de junho: reunião de alinhamento com a Diretora Administrativa da IRRIGO, Danielly Caetano, com o objetivo de construir a agenda de trabalhos na perspectiva das representações da associação em fóruns colegiados e construção de políticas públicas para irrigação.


22 de junho: a FAEG promoveu um evento sobre Liderança do Setor Agropecuário em Goiânia, que contou com a presença da diretoria da IRRIGO.O evento trouxe palestras para motivar e capacitar os participantes, além de apresentar os resultados da FAEG e suas propostas para o futuro.

 

Em resumo, podemos destacar que as principais ações da IRRIGO no mês de junho foram relacionadas aos eventos comemorativos da Semana d Meio Ambiente e da Semana Nacional da Agricultura Irrigada, além dos destaques sobre a polêmica que envolve a bacia hidrográfica do Rio Corumbá sobre a proposta de instalação de PCHs. Cabe destacar que a Aprosoja Goiás promoveu um evento para a abertura da colheita de milho, no município de Jataí.


O quadro a seguir ilustra o relato apresentado e horas dedicadas em reuniões, com a premissa que para cada hora dedicada em reuniões e eventos são necessárias ao menos 2 horas de preparo, deslocamento, desenvolvimento, análise, conclusão dos fatos e relatoria.



17 visualizações0 comentário
bottom of page