• Anderson Corso

Consultor em irrigação ou recursos hídricos


Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) contrata "Consultor em irrigação/ recursos hídricos" para atuar em Brasília – DF

Dados da Vaga:

Consultor (Pessoa Física) | Contratação de Consultoria Física (PTC Nº 216/2017) Projeto de Cooperação Técnica PCT BRA/IICA/16/001 – “Modernização da gestão estratégica do MAPA para aperfeiçoar as políticas públicas de promoção do desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e competitividade do agronegócio”

Objetivo Geral: Elaborar um estudo de viabilidade e proposta de metodologia para a implementação do Cadastro Nacional de Irrigantes.

Objetivos Específicos: Avaliar a viabilidade da implantação do Cadastro Nacional de Irrigantes quanto ao custo. Avaliar a viabilidade da implantação do Cadastro Nacional de Irrigantes quanto a sua operacionalização. Criar metodologia para a implementação do Cadastro Nacional de Irrigantes. Requisitos/Perfil Desejado É obrigatório que o consultor disponha de: Formação na área de agronomia ou engenharia agrícola. Especialização na área de irrigação e/ou recursos hídricos (pós-graduação). Experiência mínima comprovada de cinco anos em atividades relacionadas com o desenvolvimento de sistemas informatizados, base de dados espacial, cadastros ou banco de dados sobre irrigação e/ou recursos hídricos. Experiência na elaboração, composição de equipes e/ou gestão de projetos, estudos, planos ou programas nas áreas de irrigação e de recursos hídricos.

É desejável que o consultor disponha de:

Experiência em execução, análise e monitoramento de projetos de cooperação técnica internacional. Facilidade de trabalho em equipe. Experiência na elaboração de relatórios técnicos. Capacidade de comunicação verbal e escrita. Capacidade de organização e síntese.

Produtos: Plano de Trabalho e Levantamento com análise crítica de Cadastros de Irrigantes existentes.

Este produto consiste de duas partes: A primeira é o Plano de Trabalho com o cronograma e as estratégias de ação do consultor para a elaboração da metodologia de implementação do Cadastro Nacional de Irrigantes, entre outros elementos que julgarem pertinentes. A segunda trata-se de um relatório de levantamento de cadastros de irrigantes existentes nas unidades da federação (UF) e/ou outros órgãos da administração pública, e análise do dimensionamento dos mesmos com a avaliação sobre a viabilidade de integração para subsidiar a criação de um Cadastro Nacional de Irrigantes unificado, Público e Privado.

Características do Cadastro Nacional de Irrigantes.

O Produto 2 consistirá de um relatório baseado nos resultados do levantamento anterior, contendo a identificação, análise e definição das necessidades e das características dos usuários de água para fins de irrigação para a implementação e operação de um Cadastro Nacional de Irrigantes Público e Privado, visando dotar o MAPA de elementos tais como: Quem usa a água? Onde irriga (usa a água)? Que área irriga (dos usos da água)? Qual a vazão máxima e/ou vazão retirada? Qual o consumo anual? Quando consome? Onde capta água (local de captação)? De qual manancial? Como irriga (o tipo de equipamento utilizado)? Que culturas irriga (tipos de culturas irrigadas)? e demais elementos necessários identificados ao longo da consultoria.

Modelo de Estruturação de Fichas Cadastrais para Captura e Armazenamento de dados e Informações para o Cadastro Nacional de Irrigantes Público e Privado. Este Produto consiste de relatório apresentando o conjunto de fichas/formulários cadastrais, contendo as características dos campos de dados (números, datas, caracteres, tamanhos, etc.) necessários ao Cadastro Nacional de Irrigantes Público e Privado. A proposta de modelo apresentará o descritivo mínimo funcional dos processos de integração, captura e armazenamento dos dados e informações, e os requerimentos na perspectiva de uso pelos técnicos do MAPA, o que permitirá apresentar uma especificação técnica mínima e a estimativa de custos para as fases futuras de desenvolvimento e implementação do sistema pelo MAPA e de sua posterior operação e manutenção. Esta metodologia deverá ser apresentada com o Modelo de Dados de um Banco de Dados para uma unidade de referência para a implementação do Cadastro, podendo ser em uma bacia hidrográfica ou em uma Unidade da Federação, conforme for indicado pelas informações levantadas nos produtos anteriores. O modelo do Sistema deverá prever também: Integração com outros sistemas existentes (leitura e escrita); Captura de dados por importação de arquivos e digitação direta; Estrutura de banco de dados espacial; Acesso por plataforma web; Interface para incluir e consultar espacialmente os irrigantes; Funcionalidade de análise espacial a partir do cadastro de irrigantes; Possibilidade de integração com outras bases de dados espacial.

Observação: Prazo de Execução: A estratégia de desenvolvimento do trabalho do consultor considera que os serviços técnicos serão prestados em 06 (seis) meses.

Valor do Contrato:

O custo total da consultoria é de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), destinados ao pagamento de honorários, cumpridas as obrigações contratuais.

Local: A realização da consultoria ocorrerá em Brasília/DF. A Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo será responsável por assegurar o acesso do consultor e seus eventuais auxiliares aos técnicos que atuaram como contraparte. Há necessidade de eventuais viagens para ambas as localidades para a realização dos produtos estipulados. Os custos destas viagens serão tratados conforme exposto no capítulo “Insumos”.

Candidatura/Envio de Currículos: Envio de currículos até dia 20 de Dezembro de 2017 pelo seguinte endereço: http://www.iicabr.iica.org.br/pessoa-fisica

#vagadeemprego #irrigação #brasília

0 visualização

Cadastre-se
e receba sem seu e-mail as principais notícias do agronegócio e da Irrigo

© 2020 - Desenvolvido por Completta Consultoria