top of page
Buscar

Dia da Agricultura Irrigada: Evento traz painéis com autoridades da área de irrigação

O evento para comemorar o Dia da Agricultura Irrigada foi realizado com sucesso e teve como tema “Irrigar é Alimentar”. A abertura ficou por conta do pesquisador da Embrapa Cerrados Lineu Rodrigues. Em sua fala inicial, Lineu destaca que apesar de o Brasil ser um dos países com mais destaque no agronegócio, ainda temos muita área no país para se investir na irrigação.


Foi lançada também a Rede Nacional de Irrigantes (RNAI), que deverá servir para alinhar os interesses dos irrigantes no país e discutir a agricultura irrigada de forma estratégica. A RNAI deve contar inicialmente com 58 membros representantes de todas as regiões do país.


Painel 1


O primeiro painel do evento discutiu sobre o tema “Agricultura Irrigada: Vetor para a segurança alimentar, econômica e ambiental do Brasil”. Nele, os palestrantes puderam discorrer sobre a importância que a irrigação tem hoje no país em várias áreas além da alimentação.


De acordo com Thiago Fontenelle, representante da Agência Nacional de Águas (ANA), o Atlas Irrigação fez uma completa análise da agricultura irrigada no Brasil em 2019 produziu uma renda em torno de R$ 55 bilhões.


Painel 2


O segundo painel ficou por conta de falar sobre “Desafios da Irrigação no Brasil”. Os palestrantes reconheceram que o Brasil é um celeiro mundial da produção de alimentos, entretanto, ainda há muito o que avançar no que concerne à legislação e uso de área irrigada no país.


O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e deputado federal José Mário Schreiner (Zé Mário) destacou que, em primeiro lugar, é necessário haver um estudo para analisar quais são os principais desafios enfrentados hoje em dia. Para buscar uma solução, ele acredita ser necessário entender primeiramente quais os pontos de maior dificuldade na propagação da agricultura irrigada no Brasil


“Devemos pensar primeiro para onde vamos avançar, quais são os gargalos, quais são os desafios. O bom é que temos produtores capacitados e temos tecnologia de ponta para construir uma agronegócio com qualidade cada vez maior”, afirma Zé Mário.

Encerramento


Para encerrar o evento, algumas autoridades falaram sobre a importância da agricultura irrigada no país. Estiveram presentes no encerramento o presidente da CNA, João Martins; o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Deputado Sérgio Souza; o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho e a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.


A ministra abriu a fala comentando sobre o crescimento populacional global e o consequente crescimento da demanda por alimentos e como o Brasil é uma peça fundamental nesse processo.


“Nós temos hoje cerca de 3% de produção agrícola irrigada no território brasileiro, ao passo que a média mundial está superior a 20%. Temos que encontrar nesses dados uma forma de aumentar ainda mais a produtividade de nosso país e continuar colocando o Brasil como destaque mundial no agronegócio”, completou a ministra Tereza Cristina.
60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page