top of page
Buscar

Dia Mundial do Café: Confira os desafios do plantio do grão no Brasil

O Dia Mundial do Café é comemorado nesta quarta-feira (14) e ao redor do mundo há motivos de sobra para as pessoas festejarem. Isso porque o café é a segunda bebida mais consumida no mundo, logo após a água. Todos os anos são mais de 400 bilhões de xícaras de café consumidas em todo o mundo.


O Brasil ocupa uma posição de destaque no assunto, mas engana-se quem pensa que estamos em primeiro lugar no ranking de maior consumidores. Essa posição pertence à Finlândia, em que a população consome 12 kg por capita ao ano. O Brasil está na 15ª posição, com cerca de 5,5 kg. Contudo, somos o país que mais produz café no planeta, contando com cerca de 300 mil fazendas produtoras do grão.


Desafios do plantio


Apesar de liderarmos a produção mundial, o plantio de café também tem seus desafios e dificuldades que todos os produtores rurais enfrentam. As pragas, doenças e fungos são uns dos percalços para todo o cafeicultor. Isso porque demanda que eles apliquem um maior controle sobre o plantio.




Uma das principais doenças nas lavouras de café é a ferrugem do cafeeiro. Ela pode causar uma intensa desfolha e entre os principais sintomas estão: Manchas cloróticas possíveis de serem vistas com a folha colocada contra a luz e necrose de partes do tecido foliar. Além da desfolha a doença também pode prejudicar a próxima safra e ainda diminuir a produção.


Para evitar a doença, os cafeicultores devem realizar monitoramento constante das lavouras de café. De acordo com o Rehagro Blog, deve-se seguir uma série de recomendações.


  • Dividir as lavouras em talhões uniformes;

  • Caminhar nas linhas aleatoriamente;

  • Coletar de cinco a dez folhas por planta no terceiro ou quarto par;

  • Localizadas no terço médio da planta;

  • Coletar cerca de 100 a 300 folhas por talhão


Além das dificuldades enfrentadas dentro das lavouras, os cafeicultores também enfrentam desafios fora do campo. Seja pelo alto custo de produção e até entraves econômicos, o plantio de café, apesar de ser amplamente planto no país, também exige um esforço dos produtores rurais.


O diretor comercial Adailton de Oliveira Lisboa é classificador e degustador de café desde 1992. A história com o grão mais produzido pelo Brasil é antiga e faz parte não apenas de sua história pessoal, mas também da sua profissão.


Adailton, porém, sabe que apesar do seu gosto pelo café, há, hoje, algumas questões encaradas como desafio para todo cafeicultor no país. Com a pandemia da covid-19 durando já mais de um ano, ele ressalta que, assim como outros diversos negócios, a cafeicultura também foi fortemente afetada. Isso acaba afetando o Brasil no comércio exterior, apesar de os números ainda continuarem vantajosos.


“Custo de produção muito alto, e as incertezas da pandemia do novo coronavírus. Além disso há também uma grande restrição no mercado mundial”, afirma o diretor comercial.

O café no Brasil


O café sempre esteve no gosto dos brasileiros. Apesar de não sermos os maiores consumidores do grão, o país ocupa uma posição alta no ranking e é o que mais produz no mundo, sendo o responsável pela exportação para diversos outros países.


Justamente no Dia Mundial do Café há várias maneiras de se comemorar. O degustador e classificador de café Adailton Lisboa foi categórico ao recomendar o que os brasileiros devem fazer nesta data para servir de homenagem ao grão torrado utilizado.


“Diria para beberem café. Ele é a segunda bebida mundialmente mais consumido mundo afora. O cultivo do café para nós brasileiros, é muito importante, porque alimenta uma grande cadeia de profissionais e empresas. Sendo eles: corretoras, armazéns gerais, transportadoras, classificadores, baristas e consultores técnicos em geral”, ressalta Adailton Lisboa.



Apesar da carga tributária ser alta para comercializar o café no Brasil, os cafeicultores continuam firmes na produção. Nos últimos três anos os preços têm ficado em alta constante, mostrando ser um bom investimento tanto para o pequeno quanto para o grande produtor.


Para a aposentada Maria Margareth de Almeida o café já faz parte da rotina. Uma passada pela manhã e outra no fim da tarde são fundamentais para o dia ficar bom. A rotina é seguida à risca há tantos anos que quando fica sem beber café, fica com dor de cabeça, afirma.


“Pode parecer que não, mas se eu ficar sem beber meu café todo santo dia, a dor de cabeça vem. Como um vício igual a qualquer outro, a abstinência também chega se eu ficar sem tomá-lo. Então o que eu faço para isso não acontecer? Tomo café todo dia. E hoje, no Dia Mundial do Café, vou até pensar em como usar ele de alguma outra forma, mas também fazendo uma garrafa bem quentinha”, conta a aposentada.

Receita


Pensando em uma forma de utilizar o café para complementar a refeição de fim de tarde, a IRRIGO buscou uma receita para que você faça aí na sua casa. Com ingredientes do dia-a-dia, confira abaixo como se faz um bolo de café. A receita é da Fazenda Capoava e não demora muito para ficar pronto. Confira abaixo.


Bolo de Café


Ingredientes

8 ovos 2 xícaras (chá) de açúcar 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 xícara (café) de café forte e frio 1 colher (sopa) de fermento em pó Essência de baunilha a gosto


Modo de Preparo

Bata as claras na batedeira com ½ xícara de açúcar até formar picos firmes. Reserve. Bater então o açúcar restante, as gemas, a farinha de trigo, o café, o fermento e a essência, até que fique bem misturado. Desligue a batedeira e misture o suspiro delicadamente. Despeje em forma untada e asse em forno médio até espetar o palitinho e ele sair limpo.

49 visualizações0 comentário
bottom of page