Buscar
  • Adrian Alencar

IRRIGO participa da 1a Reunião Ordinária do Conselho Estadual de irrigação

Aconteceu nesta terça-feira (29) a 1a Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Irrigação, no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na oportunidade, foi realizada a instalação do Conselho Estadual de Irrigação (CEI), bem como a posse dos referidos representantes de cada órgão/instituição constantes na composição do Conselho


O secretário de agricultura de Goiás, Tiago Mendonça, abriu a fala do evento agradecendo a presença das entidades na reunião. Ele também aproveitou para ressaltar que a secretaria tem pensado em políticas públicas para fomentar a irrigação no estado.


O CEI foi regulamentado por meio do Decreto nº 9.816 de 18 de fevereiro de 2021 e terá atribuições de órgão consultivo e deliberativo no que concerne à formulação da Política Estadual de Agricultura Irrigada. Dentre os objetivos iniciais do Conselho está a elaboração e aprovação do Regimento Interno.



Irrigação em Cristalina


A região norte de Cristalina está com uma grande área irrigada, porém, nas demais localidades do município a agricultura irrigada ainda precisa ser melhor trabalhada. Dos 472 mm de água da chuva que se destinam para o escoamento, foi apontado que apenas 11% vão para a agricultura irrigada em Cristalina. O município, de acordo com os participantes da reunião, tem potencial para crescer o ramo de irrigação, mas precisa receber mais investimentos.



O diretor-executivo da IRRIGO, Bruno Marques também tomou a palavra durante a reunião e destacou seis principais pontos para nortear as atividades do Conselho nos próximos anos:


  1. Marco Regulatório do São Marcos

  2. Evolução na área de Outorgas (sazonal e coletiva)

  3. Segurança de barragens

  4. Usos prioritários das bacias

  5. Projetos para pequenas propriedades (fruticultura, horticultura, floricultura...)

  6. Energias alternativas



Coordenarão a criação do Regimento Interno os representantes das entidades abaixo:



Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento - SEAPA

Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás - IRRIGO

Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás - FAEG

Federação da Indústria do Estado de Goiás - FIEG

Associação Goiana dos Municípios - AGM

Universidade Federal de Goiás - UFG


46 visualizações0 comentário