Buscar
  • Adrian Alencar

Pesquisador ressalta a importância de ambientes produtivos na produção agrícola



“A água e o agricultor são indissociáveis”. É com essa frase do pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) Afonso Peche que iniciamos mais um texto voltado à Semana Mundial da Água na IRRIGO. Tendo como linha de pesquisa a Gestão Agroambiental de Sistemas Produtivos, Afonso estuda soluções para criar ambientes cada vez mais produtivos utilizando o volume correto de água para que não ocorra desperdícios do recurso hídrico.


Com uma extensa lista de produções bibliográficas, Afonso tem autoridade quando o assunto é água e solo. Em suas palestras, ele destaca como enfrentar os desafios na gestão hídrica em propriedades agrícolas. Com isso, produtores conseguem compreender melhor como funciona a combinação de água e solo e a importância que o correto uso de recursos hídricos nos plantios pode trazer.


Na área acadêmica há diversos estudos buscando entender como gerenciar os recursos hídricos de forma a aumentar a produção agrícola e evitar o desperdício de água. Inúmeros pesquisadores continuam estudando até hoje novas tecnologias para auxiliar os produtores na irrigação das lavouras.

30 visualizações0 comentário