top of page
Buscar

Projeto de Lei cria Programa Estadual de Bioinsumos em Goiás; texto ainda será analisado

O Governo de Goiás encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que institui o Programa Estadual de Bioinsumos. O texto foi elaborado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com parecer favorável da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).


De acordo com o órgão, a proposta tem o objetivo de estabelecer “políticas públicas eficientes para ampliar e fortalecer a adoção de práticas para evolução do setor agropecuário, com expansão da produção, desenvolvimento e utilização de bioinsumos e sistemas de cultivos sustentáveis”.


O texto possui diversas frentes de estratégia, sendo elas: Pesquisa, Processos e Tecnologias; Comunicação e Cultura; Desenvolvimento de Cadeias Produtivas; e Inteligência e Sustentabilidade. A proposta que cria o Programa Estadual de Bioinsumos ainda deverá ser analisada pela Assembleia Legislativa de Goiás. Caso seja aprovada, terá alguns pilares para tratar de assuntos voltados para o agronegócio no estado.


“O trabalho será voltado para desenvolver ações eficazes de comunicação, visando a educação e a evolução para a cultura de sustentabilidade, a promoção do uso de bioinsumos, processos, tecnologias e sistemas de produção sustentáveis, além de gerenciamento de informações, por meio de sistemas de inteligência relacionados às diretrizes do programa”, diz trecho da nota.

O programa será supervisionado pela Seapa e deve contar com uma equipe especializada em políticas públicas agrícolas. A atuação do projeto será voltada para incentivar a adoção de sistemas de produção agropecuários que assegurem o uso adequado de bioinsumos, processos e tecnologias sustentáveis em Goiás. Além disso, abordará o fomento ao desenvolvimento de pesquisas, processos e tecnologias e a promoção de capacitação, treinamento, divulgação e eventos para orientar sobre boas práticas de produção, armazenamento e utilização de bioinsumos.


O que é insumo


Bioinsumo é definido como produto, processo ou tecnologia de origem vegetal, animal ou microbiana, destinado ao uso na produção, armazenamento e beneficiamento de itens agropecuários, nos sistemas de produção aquáticos ou de florestas plantadas, que interfiram positivamente no crescimento, desenvolvimento e mecanismo de resposta de animais, de plantas, de microrganismos e de substâncias derivadas e que interajam com produtos e processos físico-químicos e biológicos.


Debate

Com o intuito de esclarecer e orientar sobre a importância do uso de bioinsumos, o Sistema Faeg Senar realiza, na próxima terça-feira (06/04), às 18h30, por meio do canal do YouTube (@sistemafaeg), a Live Bioinsumos – A Tecnologia em Prol da Sustentabilidade. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, será um dos convidados do debate, que terá, ainda, a presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e do presidente do Sistema Faeg Senar, deputado federal José Mário Schreiner.

Também vão participar, o chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Elcio Guimarães; o presidente do Conselho Estratégico do Programa Nacional de Bioinsumos do Mapa, Alessandro Cruvinel; e o presidente do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), Rogério Vian.


* Com informações da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás

52 visualizações0 comentário
bottom of page