top of page
Buscar

Realidade aumentada e funções offline são destaques em aplicativo para agricultura irrigada


Que a tecnologia e os dispositivos digitais invadiram o campo, a gente já sabe. Mas, de acordo com o Sebrae em pesquisa publicada em maio deste ano, mais de 73% dos produtores rurais de regiões como Minas Gerais e Goiás, que são grandes polos de agricultura irrigada, não utilizam internet na propriedade rural, principalmente por falta de sinal na região. O objetivo da pesquisa foi entender o grau de acesso à tecnologia da informação e comunicação por parte do agronegócio.

A novidade é que a iCrop, sabendo disso, desenvolveu um aplicativo capaz de auxiliar o manejo da irrigação mesmo desconectado. O aplicativo conta com funções úteis para diversos tipos de usuários, desde o proprietário, que deseja saber a situação da lavoura em um único toque, até o funcionário que faz os lançamentos diários de irrigação.


A função de lançamentos off-line permite que as informações sejam lançadas direto do campo, mesmo distante da sede da fazenda, de forma prática e funcional, sendo acessível inclusive para usuários com pouca ou nenhuma habilidade com dispositivos móveis. Em poucos toques o lançamento é registrado e armazenado no aparelho que fará a sincronização com o sistema online no momento em que detectar qualquer sinal de internet.


Outra grande novidade é a função de realidade aumentada, que permite que o usuário tenha acesso a dados do desenvolvimento da cultura e recomendação de irrigação apenas apontado a câmera do celular em direção à área plantada.


Além disso, o aplicativo conta com mapa da fazenda, que mostra cada parcela do pivô ou setor de gotejo em cores diferentes, de acordo com a escala de umidade do solo, gráfico e diversos parâmetros para quem deseja ter um acompanhamento mais detalhado da evolução do plantio.


É possível também, visualizar de forma prática e rápida, condições climáticas em tempo real e previsão do tempo para até 10 dias, além de criar alertas personalizados para ser notificado quando as condições escolhidas atingirem os limites previamente definidos pelo usuário.


"Desenvolvemos um aplicativo baseado nas reais necessidades dos produtores, coletadas à partir de opiniões de quem está diretamente ligado à rotina do campo. Algumas funções dependem de cobertura de internet ou GPS, mas fizemos questão que a função de lançamentos, carro chefe do aplicativo, estivesse totalmente disponível mesmo em áreas sem qualquer tipo de cobertura.", diz André Boncompani, diretor de Tecnologia da iCrop. São diversas funções, antes de difícil acesso, agora na palma da mão do agricultor em tempo real.


A iCrop Gestão de Irrigação é uma consultoria agrícola que vem fazendo a diferença no mercado de agronegócios, atendendo e gerando resultados financeiros e ambientais para mais de 400 fazendas incluindo os maiores irrigantes do país. Em um cenário de escassez de água, a consultoria é essencial para garantir a produção de alimentos utilizando o menor volume de água possível. Com a quantidade exata de água que a planta precisa, além de economia a consultoria proporciona também alta qualidade da produção.


Conheça mais, acessando o link: www.icrop.com.br

130 visualizações0 comentário
bottom of page