top of page
Buscar

iCrop oferece previsão meteorológica mais precisa para produtores rurais e gera eficiência no gerenc


Para uma gestão eficiente da irrigação é importante, o acompanhamento próximo do desenvolvimento da cultura, das condições climáticas, da umidade do solo, dentre diversas outras variáveis. Cada dia mais tem surgido novas ferramentas que auxiliam o processo de coleta dessas informações que são essenciais para a decisão diária de irrigação.


Uma das ferramentas utilizadas pela Consultoria iCrop nos mais de 350 mil hectares monitorados no último ano foi o iCrop Weather. Um sistema de inteligência artificial que cruza informações das 150 estações próprias instaladas nas áreas dos clientes da empresa, com outras 250 mil estações integradas. “Desta forma conseguimos extrair dados diários com maior precisão, além de realizarmos monitoramento constante de alertas meteorológicos. Graças a esses dados, obtivemos grande sucesso nos resultados das últimas safras” conta Mariana Magalhães, responsável pelo Departamento de Agrometeorologia da iCropb e doutoranda em Engenharia Agrícola.


A partir deste mês (abril), a iCrop passa a oferecer previsões meteorológicas semanais e alertas diários, direcionados para produtores rurais, com alta precisão. Clientes iCrop já começaram a receber as informações de forma rápida e dinâmica através do WhatsApp e mesmo quem não é cliente, pode acompanhar algumas informações na página iCrop Weather no Facebook. “Após os resultados positivos do último ano, resolvemos compartilhar dados climáticos da região de atuação da iCrop com o mercado, possibilitando auxiliar outros produtores dessas regiões nas decisões do dia a dia na fazenda”, diz André Boncompani, Diretor de Tecnologia e Qualidade da iCrop.


Em breve a empresa lançará estudos climatológicos das macrorregiões de atuação que permitirão comparar a precipitação e evapotranspiração potencial mensal da região por meio de um estudo de 10 anos. Outra novidade é o estudo do microclima com análises e boletins meteorológicos em áudio e vídeo por fazenda. Com investimentos em inteligência de dados, que vêm sendo realizados através de sensores espalhados em pontos estratégicos das fazendas, este estudo tem se tornado mais completo a cada dia.



123 visualizações0 comentário
bottom of page