Institucional

A Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás (Irrigo) foi fundada em 2011 com foco na representatividade da agricultura irrigada com ações políticas - comitês de bacias hidrográficas, junto aos órgãos do governo, empresas e seguimentos organizados do setor privado - e técnicas, através da organização dos agricultores irrigantes. 

Ano a ano a Irrigo tem conquistado importantes vitórias para seus associados, e para 2017 a meta é garantir a atualização do Cadastro Estadual dos Irrigantes, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás e da Agência Nacional das Águas. Acreditamos que grandes conquistas estão fundamentadas no associativismo. É fundamental que os irrigantes queiram consolidar a imagem de que “A Irrigação produz bem-estar”. Associe-se a Irrigo, unidos seremos “uma só voz”.

Visão

A representatividade da Irrigo leva seus diretores a convicção de que, somente com a organização comunitária será possível estabelecer condições para a gestão integrada de bacias hidrográficas. Nossa visão parte do princípio que a bacia é uma estrutura hídrica viva, e que cabe a nós, irrigantes, mantê-la em condições saudáveis e dar vitalidade aos ecossistemas locais produzindo alimentos.

 

Missão 


Entendemos que os irrigantes têm a missão de produzir bens públicos e privados. Contribuindo para a proteção da biodiversidade; o sequestro de carbono, a perenização de nascentes, a readequação hídrica da propriedade agrícola com obras hidroambientais para: aumentar a infiltração e captação das águas de chuva, conduzir e dissipar as águas de escorrimento superficial, promover a manutenção da cobertura vegetal do solo nas áreas de produção e nas áreas legislativas (APP e Reserva legal). Como também garantindo produção de alimentos saudáveis, fibras e biomassa para fins energéticos e industriais. Neste contexto a diretoria da Irrigo tem como lema: “Irrigação produzindo bem-estar comunitário”. 

Nossa missão é construir uma grande plataforma comunitária. Com base operacional em comitês de gestão, organizados de acordo com suas respectivas micro ou sub-bacias. A organização comunitária vai permitir a execução de um diagnóstico agroambiental da bacia, que tem como objetivo de organizar as demandas locais e instrumentar cada um dos irrigantes para executar as obras hidroambientais necessárias, cumprindo assim seu papel na gestão integrada. Através da sua representatividade técnica, ajudará os agricultores irrigantes a construir o Projeto Individual de Propriedade (PIP), que permitirá organizar as ações e planejar a ocupação e uso das terras de forma a revitalizar e melhorar as condições hidroambientais locais.


A micro ou sub-bacia deve ser entendida como a referência para a produção de bem estar. A missão dos irrigantes é reconhecer o seu papel como protagonista de uma agricultura moderna, onde o respeito por todas as formas de vida se faz presente no cotidiano de suas ações. Para a diretoria o desempenho ambiental das atividades agrícolas está acima de uma eficiência econômica relativa, ou seja, de nada vale produzir alimento se isto causar degradação ambiental.


Valores

 

Adotamos a filosofia de gestão por projetos. Essa é uma forma moderna de organizar e viabilizar ações efetivas e caracterizar o perfil de seus irrigantes. A diretoria pretende realçar o papel da irrigação como mola propulsora do desenvolvimento agrícola harmonioso com as necessidades de proteção e bom uso dos recursos naturais.

O organograma abaixo ilustra sinteticamente o plano de trabalho proposto pela diretoria:

Please reload

Informativo Irrigo - Abril de 2019

1/3
Please reload

Please reload

Please reload

Destaque
Recentes
Arquivos
Categorias

© 2017 - Desenvolvido por Completta Consultoria

Cadastre-se
e receba sem seu e-mail as principais notícias do agronegócio e da Irrigo