top of page
Buscar

Projeto realizado pela ANA em parceria com a Irrigo será apresentado em encontro sobre agricultura i




A Agência Nacional de Águas (ANA) promove no dia 5 de dezembro, terça-feira, das 9 às 12h30, encontro sobre “Agricultura Irrigada no Brasil”. As vagas são limitadas ao espaço, que cabe cerca de 50 pessoas. Os interessados podem se inscrever via formulário eletrônico até 30 de novembro.


Das 9h às 9h30 o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, abrirá o Encontro. Em seguida, até as 10h30, o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência, Sérgio Ayrimoraes, apresentará o Atlas Irrigação: Uso da Água na Agricultura Irrigada. Este estudo da instituição traz uma retrospectiva, um panorama atual e uma visão de futuro sobre a agricultura irrigada brasileira. O material foca no levantamento de áreas irrigadas, no potencial de expansão e no uso da água associado.


Entre 10h30 e 11h30 o coordenador de Articulação com os Setores Usuários de Recursos Hídricos da ANA, José Luiz Zoby, apresentará o Projeto Samambaia. Esta iniciativa da Agência Nacional de Águas é realizada em parceria com o Sindicato Rural de Cristalina (GO) e a Associação dos Irrigantes de Goiás (Irrigo). O objetivo do Projeto é construir uma organização local de irrigantes na bacia hidrográfica do rio Samambaia, um dos afluentes do rio São Marcos (GO/MG), e implementar coletivamente boas práticas de gestão baseadas no engajamento dos usuários. A evolução dessa organização poderá criar condições para que a outorga coletiva seja testada e sejam pensados novos modelos de gestão local em bacias críticas, como é caso da bacia do São Marcos, que abriga uma das maiores concentrações de pivôs centrais do Brasil.


A última apresentação ficará a cargo do gerente-geral de Articulação e Comunicação da ANA, Antônio Félix Domingues. Das 11h30 às 12h30 o dirigente fará o lançamento do livro Agricultura Irrigada – Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável. A publicação resultou do seminário O Estado da Arte da Agricultura Irrigada no Brasil – Desafios e Oportunidades, que foi realizado em dezembro de 2010 pela Agência, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Integração Nacional e Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (HidroEX). Editado por Félix e Lineu Neiva Rodrigues, pesquisador da Embrapa, o livro tem capítulos técnicos, resumos das palestras do seminário, resultados das oficinas de pesquisa e inovação, resultados das oficinas de capacitação e o documento político intitulado Carta de Frutal, produzido ao término do evento.


Faça sua inscrição gratuitamente: Formulário


Acompanhe o evento ao vivo pelo YouTube. A transmissão do ​Encontro sobre a Agricultura Irrigada no Brasil,​ dia 5/12/2017 (terça-feira), das 9h às 12h30, no canal da ANA. Teremos apresentações sobre o Atlas de Irrigação, Projeto Samambaia e o lançamento do livro Agricultura Irrigada - Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável. Link da transmissão (para acesso somente dia 5): https://goo.gl/FRbZwP



Agricultura Irrigada no Brasil

Data: 05 de dezembro de 2017

Horário: 09h às 12h30

Local: Sala de Capacitação do Singreh na ANA (Setor Policial, área 5, quadra 3, bloco L), em Brasília-DF.

Mais informações: (61) 2109-5576 / eventos@ana.gov.br

118 visualizações0 comentário
bottom of page