top of page
Buscar

Fortaleza sediará evento internacional de irrigação de 2 a 5 de outubro


Fortaleza vai ser sede do XVI Congresso Brasileiro de Irrigação e Drenagem. Trata-se de um dos eventos que compõem o Inovagri Internacional Meeting, o maior evento técnico-científico sobre Irrigação da América Latina. O congresso acontecerá de 2 a 5 de outubro próximo, no Centro de Eventos. No mesmo período, também acontecerá o III Simpósio Brasileiro de Salinidade.


Além de pesquisadores nacionais e internacionais renomados, estarão juntos técnicos, estudantes, produtores e empresas públicas e privadas envolvidas com os temas de engenharia da irrigação e drenagem agrícola, manejo de irrigação, salinidade e recursos hídricos. Será uma oportunidade para que as boas estratégias e experiências de utilização racional da água ajudem no enfrentamento da escassez hídrica, informa a organização.


A programação será diversificada e contará com diversas mesas redondas, além de cursos rápidos e apresentação de trabalhos científicos. Entre os assuntos discutidos, podemos destacar tecnologias de manejo para o uso de águas salobras e de qualidade inferior na produção vegetal, tecnologias aplicadas à irrigação, como softwares, drones e sensores e sustentabilidade da agricultura irrigada no semiárido brasileiro. Confira a programação completa do evento.


Convocação

O presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid), Helvécio Saturnino, está em Fortaleza para convocar todos os interessados em discutir e traçar estratégias de uso da água de forma harmônica, de olho no desenvolvimento da agricultura irrigada e preservando os recursos naturais para as futuras gerações.


Helvécio Saturnino acompanhou o início da implantação da cultura irrigada no Ceará e tem vasto conhecimento sobre as atividades de irrigação no país. As atividades no Tabuleiro de Russas, por exemplo, fizeram o Estado despertar e se destacar nas produções de fruticultura, mesmo não havendo “condições ideais” de água e solo. Com o investimento governamental e a adoção de boas estratégias nos últimos anos, o Estado multiplicou as oportunidades de agronegócio fazendo movimentar a economia.


Para se inscrever acesse o link: https://goo.gl/h43kgb





177 visualizações0 comentário
bottom of page