top of page
Buscar

Fórum vai em busca de dados para acompanhar elaboração dos Planos Estadual de Recursos Hídricos e de


Foi realizada no dia 18 de maio, na sede do Ministério Público de Goiás (MP-GO), a primeira reunião de 2018 do Fórum Goiano de Recursos Hídricos, que teve como pauta o Plano Estadual de Recursos Hídricos e também os Planos de Bacias Hidrográficas do Estado. Dirigido pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Delson Leone Júnior, o encontro contou com a participação de representantes da Saneago, Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás (Irrigo), Celg GT, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Meia Ponte (CBH Meia Ponte), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Associação das Empresas Mineradoras das Águas Termais de Goiás (Amat) e Fieg. Como integrantes do grupo, também estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos (Secima), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), UEG e UFG.


Por deliberação do Fórum, será solicitado à Secima o detalhamento do cronograma de ação para elaboração dos Planos de Bacias Hidrográficos e tratativas para um encontro com o titular da pasta para compartilhamento de informações. O grupo também vai requisitar informações sobre o processo de aprovação do Plano Estadual de Recursos Hídricos 2017/2020, em tramitação naquela casa. O objetivo é colaborar com os processos em curso e cobrar celeridade na sua finalização.


O diretor executivo da Irrigo, Alécio Maróstica, destacou a urgência de se dar andamento ao Plano Estadual de Recursos Hídricos e Bacias Hidrográficas para o planejamento e organização dos usuários do recurso em Goiás. "Precisamos saber quanto de água há disponível em cada bacia, para que a emissão de outorgas de uso de água seja feita de forma coerente e com planejamento. Não podemos mais continuar trabalhando com achismos e postergando uma responsabilidade de gestão que é de todos", afirmou.


Texto: Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO.

Edição: Thalita Braga


36 visualizações0 comentário
bottom of page