top of page
Buscar

Informativo IRRIGO: Janeiro/2023

Com o intuito de justificar as ações de Assessoria Técnica e Institucional da IRRIGO – Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás, representada por Bruno Vicente Marques, o presente relatório sintetiza as principais atividades desenvolvidas durante o mês de janeiro de 2023. É importante ressaltar que durante o mês de janeiro não ocorreram reuniões de representação em entes colegiados, que é a essência do trabalho contratado, como comitês de bacias hidrográficas, conselhos, polos de irrigação, comissões e câmaras técnicas. No entanto, o período foi importante para organizar o planejamento e organizar estratégias para o desenvolvimento das ações nos próximos meses.


10 de janeiro: reunião realizada na sede da CODEVASF em Goiânia, com o Superintendente Abelardo Vaz Filho e sua equipe. Durante a reunião foi externalizada a preocupação da entidade em relação aos recursos empregados, pois existe a possibilidade de investimento no Polo de Irrigação do Planalto Central, mas eles acreditam que as ações precisam ser melhor distribuídas entre os 14 municípios do Polo, visto que as ações estão focadas em Cristalina e Flores de Goiás, algo que já foi colocado diversas pela IRRIGO pelo Grupo Gestor, conforme relatado na reunião. Também foi mencionado que há a intenção de reunir representante dos 14 municípios do território do Polo, com apoio da FAEG e da SEAPA, para que se possa avançar nas questões prioritárias para o desenvolvimento da irrigação.




18 de janeiro: em reunião na ANA – Agência Nacional de Águas, convocada pelo Sr. Marco Neves Superintendente de Regulação de Recursos Hídricos, foi discutido os próximos passos do Marco Regulatório do Rio São Marcos. Na ocasião também foi possível avançar na regulação dos usuários de irrigação frente à disponibilidade hídrica sazonal da bacia hidrográfica, com a proposta de avançar em mecanismos para gestão compartilhada do território, fato este que a IRRIGO deve ser a instituição protagonista. Para aproveitar a agenda na ANA, no período da tarde houve uma reunião com o Superintendente de Apoio ao Sistema de Gestão de Recursos Hídricos, Sr. Humberto Gonçalves, que relatou que a ANA está no aguardo das definições do novo governo, uma vez que a agenda do saneamento não faz mais parte da ANA, mas que está com boas expectativas em relação aos trabalho e disse que quer retomar os trabalhos com a IRRIGO na bacia hidrográfica do Rio Samambaia.


19 de janeiro: A pedido do Prof. Dr. José Alves Jr., estive em reunião na UFG para auxiliar nas estratégias de organização do evento sobre irrigação do Instituto Inovagri que vai ocorrer em Goiânia entre 20 e 21 de julho. Por se tratar de irrigação em Goiás, a organização conta com o apoio institucional da IRRIGO.


20 de janeiro: Neste dia ocorreu a reunião do Comitê Estadual de Gestão para Agropecuária de Baixo Carbono e Sustentabilidade, no qual a IRRIGO integra. A reunião tratou dos primeiros passos para definir as estratégias de redução das emissões de carbono e avançar na agenda global de metas ambientais para o Estado de Goiás. Foi mencionada a intenção de criar um “selo” para a propriedades rurais em função das suas práticas sustentáveis, de forma a elevar os padrões produtivos de Goiás e estabelecer seu modelo de desenvolvimento sustentável. Na reunião foi estabelecido o prazo para encaminhamento de propostas até o dia 20 de março, para que se possa compor a discussão das próximas etapas e fases. Cabe ressaltar que é necessário que IRRIGO faça a solicitação formal do pedido para integrar o Comitê e indique seu representante.


24 de janeiro: Reunião com o grupo de gestor da organização do evento Inovagri Centro-Oeste que ocorrerá em Goiânia, que foram explanadas as estratégias para captação de recursos, expectativa de público e temas que serão abordados, com ênfase para as especificidades dos apoiadores do evento.

53 visualizações0 comentário
bottom of page